A minha paixão
Conheço cinco idiomas porque morei em muitos países e precisava me comunicar. Sou a eterna aprendiz de todas as cinco, inclusive das duas que mais uso: o italiano e o Português.
Quando iniciei a estudá-las o que me moveu foi o sentir e definir coisas e emoções em outros idiomas. Aos poucos, descobri que era a mesma emoção e, ao mesmo tempo, não era. As pessoas diziam frases muito parecidas com as quais eu usava, mas em outro código. E daí iniciou esse jogo de descoberta das origens das palavras, dos verbos, das expressões e de tudo aquilo que norteia a nossa vida. E a paixão me levou ao curso do Magistério, depois ao curso de Letras seguido dos demais cursos que norteiam o meu universo. Amo estudar, amo aprender coisas novas.
Esse amor me faz procurar novas maneiras de comunicar o que eu aprendo, sempre com a esperança de deixar uma semente desse sentimento no outro. A gente não sabe tudo, mesmo usando uma língua diariamente. E esse “não saber” é que deveria nos impulsionar a aprender mais e a ajudar aos demais. É maravilhoso acordar diariamente e dizer para si mesmo “o que vou aprender hoje”.
Comentários
Postar um comentário