Por que presentear Cultura a si e aos demais?

 Durante as viagens ao exterior ou mesmo dentro do Brasil, somos convidados a caminhar pelas ruas e observar os prédios, as fachadas, e a arquitetura local, enquanto ouvimos a história dos lugares a partir da fala de um guia ou com a ajuda do Google. Fazer o mesmo dentro da nossa cidade é uma oportunidade de nos conectarmos com o nosso chão, com a nossa terra cotidiana. Caminhar pela cidade é econômico, sustentável e saudável. Além da paisagem vamos conhecer outras pessoas e, juntos, faremos um exercício com o nosso olhar: a observação do Belo, da Arte, da Cultura local. Vamos descobrir os segredos de algumas ruas, esquinas. Ver a cidade do ponto de vista orgânico nos dá outra perspectiva. A cidade nos reflete? Por que aquele monumento está ali? O novo e o antigo conseguem viver juntos? Aqui História e Literatura fazem uma ciranda de ideias.

O Rio de Janeiro foi capital europeia e brasileira no passado e passear por suas ruas é uma viagem no tempo. Descobriremos autores que imortalizaram alguns recantos e nos presentearam com um legado. Temos ainda a descoberta de alguns modos de dizer que repetimos nos dias atuais, mas que estão ligados à fatos históricos, trechos literários que descreveram paisagens que não existem mais. Um Rio de histórias! Se os turistas fazem isso aqui, por que não fazermos também o mesmo? A cidade nos pertence a partir do momento em que nos apropriamos dela e isso nos ajuda a entendermos até os problemas que elas possuem. O conceito de patrimônio cultural será vivenciado por nós. O passeio é uma experiência afetiva nos fatos e construções que nos circundam.

Outra vantagem do walking tour é que nesse roteiro você socializa com outras pessoas, ao ar livre, com segurança. São várias viagens dentro de um passeio. Esses encontros felizes reforçam a nossa cultura brasileira, a nossa fé em recomeçar, em recriar a vida. Temos uma identidade inspiradora

A nossa cidade precisa do nosso amor, do nosso conhecimento. As ruas falam muito sobre as nossas origens.

Venham conhecer o nosso trabalho. Ao final dos nossos passeios temos sempre sugestões gastronômicas que concluem o percurso, com um convite sensorial. Os sabores dos pratos brasileiros ou um cafezinho quente com bolo, dependendo do horário. E o tempero principal desses momentos é sempre uma boa conversa. Aguardamos vocês.

EducaTUR & NÓS (walking tours e ensino de línguas estrangeiras com guias credenciados e professores) - envie-nos uma mensagem para conhecer os roteiros, as condições gerais, preços e mais informações. Dê cultura de presente. A si ou aos demais. 


Abraços cariocas!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Una storia di amore

Cos'è la "fita baiana"?

Il quadrifoglio - O trevo de quatro folhas