Flanar - um verbo que te convida a contemplar o ambiente. Você já viveu essa experiência?
Flanar é um verbo curioso pois exige de quem o conjuga a atitude de caminhar pelas ruas de uma cidade, de forma ociosa, se apropriando da paisagem. O escritor Pedro Nava, por exemplo, amava flanar pelas ruas de Juiz de Fora e Belo Horizonte. Foi ele quem criou o verbo "ruar": "Ruávamos o dia inteiro", assim escreveu Pedro certa vez.
Ver a cidade do ponto de vista da sua materialidade é dispensar o exercício do olhar. As cidades são produções que refletem o nosso modo de ser. Esse distanciamento entre a cidade e seus moradores talvez possa ser eliminado ou diminuído com ações voltadas para o viver. E para isso precisamos nos conectar com o que nos pertence. É um movimento de dentro para fora.
Há muitos anos atrás, me dei conta de que o modo de andar, da maioria das pessoas, no Centro do Rio de Janeiro era apressado e distraído enquanto que em outros bairros a velocidade diminuía. O curioso é que o início da nossa cidade foi justamente no Centro e ali reside a nossa memória, o nosso patrimônio. Os motivos dessa atitude? Segurança? Pressa? Descaso? Bom, aqui não cabe a resposta certa. O discurso é sobre descobertas e não somente ter razão. Vamos perambular pelas nossas ruas pois elas precisam de nós. E ao modificarmos o nosso olhar as ruas também se transformarão.
Abraços cariocas!
Comentários
Postar um comentário